Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Aprendendo a fazer Macros

Ir para baixo 
AutorMensagem
ADM_BemOveral
Admin
Admin
ADM_BemOveral


Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/01/2011

Aprendendo a fazer Macros Empty
MensagemAssunto: Aprendendo a fazer Macros   Aprendendo a fazer Macros I_icon_minitimeSáb Jan 15, 2011 2:37 pm

Olá a todos.
Após observar que a criação de macros ainda é algo nebuloso para alguns, decidi fazer um tutorial básico para que os jogadores possam entender o funcionamento desse recurso e posteriormente inventar as próprias combinações. Para tanto, descreverei passo a passo as etapas:




Abrindo a Janela de Macros:
Durante o jogo, aperte Alt+R e uma janela irá abrir. Essa janela possui 48 "slots", permitindo que armazene no máximo esse mesmo número de macros, além dos seguintes "botões":

-Add: Abre janela para criação de um novo macro;
-Help: Teoricamente abre um tutorial, mas nem lembro...
-"Martelinho": Arraste um macro existente para editar ele;
-"Lixeira": Arraste um macro para deletá-lo.




Criando um Novo Macro:
Ao clicar no botão "Add" acima mencionado, você abrirá outra janela, constituída de diversos campos para preenchimento:

-"Ícone Verde": Aqui você escolhe o ícone que seu macro terá, clicando nas setas. Útil para ajudar a localizar o macro desejado mais rapidamente e enfeitar sua marra de atalho.
-Name: Nome que o macro terá;
-Acronym: Letras que aparecerão "sobre" o ícone escolhido. Também é útil para identificar a macro rapidamente ou evitar confusão;
-More Info: Não lembro, acho que é a descrição da sua macro para vc se lembrar depois.
-Help: Não sei...
-Save: Salva o macro aberto. Após salvo, ele aparece em um dos 48 slots da janela de macros e pode ser "arrastado" para a barra de atalhos, como um comando ou skill;
-Cancel: Calcela a criação de uma nova macro ou a edição de uma macro existente.
-Linhas 00 até 11: Linhas onde os comandos devem ser adicionados.




Adicionando Comandos:
A maioria das ações no Lineage podem ser realizadas utilizando o "chat", através dos comandos iniciados com "/". Exemplos são "/sit" e "/useskill NOMEDASKILL".
Nas linhas 00 até 11, pode-se adicionar qualquer comando que quiser, criando uma sequência. É importante lembrar que cada comando será realizado imediatamente após o anterior, como se o jogador apertasse os botões individualmente em sequência, e portanto, caso umad as ações demore para ser realizada, pode ser que o passo seguinte seja "comido". Ainda, vale ressaltar que se ordenar qualquer outra ação enquanto um macro está em funcionamento, ele será interrompido.
Para evitar que comandos longos interrompam o macro, pode-se utilizar o comando /delay X, onde X é o tempo, em segundo, que o jogo espera antes de acionar o comando seguinte.
De uma forma geral, é muito mais prático simplesmente arrastar os ícones da janela de comandos (ALT+C), janela de skills (ALT+K) ou da própria barra de atralhos (entrarei em detalhes posteriormente).
A seguir, segue uma pequena lista de comandos muito importantes, utilizando o "%", que tem como função "digitar automaticamente no chat" o "objeto" desejado:

"/delay X" ==> Tempo de espera, em segundos, entre o término de uma ação e o início da ação seguinte.
"%target" ==> "Digita no chat" o nome do alvo selecionado.
"%self" ==> "Digita no chat" seu próprio nome.
"%pet" ==> "Digita no chat" o nome do seu pet.
"%partyX" ==> "Digita no chat" o nome de um membro da party número "X" (1~Cool. Para referência, o do topo da lista é o numero "1".




Utilizando Atalhos da Barra de Atalhos em Macros:
É importante evitar"arrastar" skills e comands da barra de atalho que poderiam ser normalmente "arrastados" da janela correspondente, para evitar possíveis falhas aleatórias na sequencia do macro.
Quando for utilizar atalhos da barra nas linhas de comando do macro, faça-o principalmente para usar/ativar items, pois estes não podem ser "arrastados" do seu inventório para a linha de comando. Portanto, é melhor adicionar esses items em barras de comando não muito utilizadas, como as barras nº6 a nº8.

Exemplo:
Quero criar uma macro para equipar um set. Para tanto, eu uso a barra de atalho 6 e, de cima para baixo, coloco o elmo, o peito, as calças, as luvas e as botas. A seguir, eu crio uma macro e "arrasto" cada "slot" da barra 6 em cada linha:
Linha 00: "/useshortcut 61"
Linha 01: "/useshortcut 62"
Linha 02: "/useshortcut 63"
Linha 03: "/useshortcut 64"
Linha 04: "/useshortcut 65"
Como pode-se observar, ao "arrastar" o atalho, p macro o identifica como "/useshortcut XY", onde X é a barra de atalho e Y o "slot" dessa barra. ====> Se não for assim é o contrário, sempre esqueço!!!




Juntando Tudo:
Ok, agora vocês viram o básico e podem criar as próprias combinações. Se não funcionar, tente novamente com algum ajuste. Aqui o importante é entender ocmo funciona, criatividade e experiência prática.
Abaixo criei como exemplo um macro utilizando quase tudo o que vimos até agora:

Exemplo 1:
Um Overlord usa light armor e uma blunt de guerreiro, e deseja, no meio de um team PvP, utilizar um seal. Como orcs tem pouca INT, ele já tem uma macro para melhorar o desenpenho nessas horas: ele vai equipar seu robe, uma arma de mago com acumem e ainda zoar no chat.
Linha 00: "/useshortcut 61" (equipa arma de mago)
Linha 01: "/useshortcut 62" (equipa helmo)
Linha 02: "/useshortcut 63" (equipa lpeito/calça)
Linha 03: "/useshortcut 64" (equipa luva)
Linha 04: "/useshortcut 65" (equipa botas)
Linha 05: "!Wololoooo!!!" (provocação no shout, quem jogou Age of Empires conhece essa...)

Exemplo 2:
Um healer quer preparar dois macros: um paraselecionar a si mesmo (para se curar) e outro para target do tanker, que é o membro nº 1 da party (número correspondente ao player no topo da lista).
Para pegar ele mesmo com target, ele faz um macro com:
Linha 00: "/target %self"
Para pegar target no tanker, ele faz outro macro com:
Linha 00: "/target %party1" (ele poderia digitar o nome do player, mas essa pode ser uma macro "padrão", pois independe do nome do jogador, apenas da posição dele na party, o que e mais rápido de alterar em grupos diferentes.)

Exemplo 3:
Um Shillien Templar (membro 1 da party) da "root" e "hex" em um alvo importante, tornando-o uma presa fácil. Para coordenar um "Focus Fire" rapidamente, ele sempre deve ter pronto, um o seguinte macro:
Linha 00 = "#Kill ==> %target !!!" (vai falar na party "Kill ==> NOMEDOALVO")
Os archers do grupo, acostumados com o tanker apontando alvos, têm outra macro para dar assistência ao Shillien Templar:
Linha 00: "/target %party1" (seleciona o membro 1 da party, isso é, o Shillien Templar)
Linha 01: "/assist" (para pegar o target do aliado previamente selecionado)




Considerações Finais e Observações:
Como podem ver, há inúmeras possibilidades no uso de macros, limitadas apenas pela sua própria imaginção (pode-se fazer um mago gritar "Hadouken" sempre que usar um nuke, por exemplo).
É possível, ainda, utilizar comandos como se segurasse "Control", forçando o uso em alvos "brancos". Para tanto, adiciona "force" no final dos comandos de ataque, como nos exemplos:

"/useshortcut 14" ==> "/useshortcutforce 14" (supondo que o atalho em questão seja uma skill de ataque, o que não é recomendado e coloquei apenas como exemplo).

"/useskill ???" ==> "/useskillforce ???" (onde os "???" substituem o nome da skill. Basta arrastar a skill na linha e adicionar "force" no local correto depois).






Espero que tenham apreciado o guia e que façam bom proveito.
Caso tenham dúvidas relacionadas ao tema, postem aqui.

Bom jogo a todos e lembrem-se: diversão e respeito acima de tudo!
Ir para o topo Ir para baixo
https://l2partoba.forumeiros.com
 
Aprendendo a fazer Macros
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: L2Partoba 1000x :: Quests/Tutoriais-
Ir para: