ATRIBUTOS, HABILIDADES, DYES E SÍMBOLOSSTR, DEX, CON, INT, WIT e MEN são os atributos de um char. Como todo RPG, no Lineage II não seria diferente. Os valores são básicos, sendo assim, só podem ser modificados atráves das Dyes ou com bônus de set armor. Cada personagem possui os seguintes atributos:
Atributo: STR (Força)Habilidade Relacionada: Dano Físico/Ataque Físico (Physical Damage / P. Atk.), Críticos e Limite de Peso.
Atributo: DEX (Destreza)Habilidades Relacionadas: Velocidade do Ataque (Atk. Spd.), Velocidade de Skill Física (physical skill speed), Acerto nos Ataques (Accuracy), Possibilidade de se Esquivar (Evasion), Probabilidade de Dano Critico, Porcentagem de Sucesso de Dagger Skills (Deadly Blow, Mortal Blow), Porcentagem de Defesa do Escudo e Velocidade de Movimentação (Speed).
Atributo: CON (Constituição/Resistência Física)Habilidades Relacionadas: HP Máximo e CP Máximo, Velocidade de Recuperação do HP, Limite de Peso, Fôlego, Resistência a ataques Físicos (P. Def), Resistência a Shock e Resistência a Bleeding.
Atributo: INT (Inteligência)Habilidades Relacionadas: Dano de Ataque Mágico (M. Atk.) e Porcentagem de Sucesso das Skills Curse.
Atributo: WIT (Sabedoria)Habilidades Relacionadas: Chance de Dano Magico Crítico, Velocidade do uso de Skills (Casting Spd), Resistência a Hold, Resistência a Skills Curse (como degeneração do HP, diminuição da recuperação do HP, aumento de re-uso da skill e diminuição do efeito do heal).
Atributo: MEN (Mental Power)Habilidades Relacionadas: Defesa a Magia (M. Def), MP Máxima, Velocidade de Recuperação do MP, Resistência a Poison, Resistência a Curse, Menor Probabilidade de Interrupção de Magia.
Imagem
Como podem ver, eles estão divididos em 2 grupos:
Físicas: STR CON DEX
Mágicas: INT WIT MEN
Status básicos de cada raça
Human Fighter: INT: 21 STR: 40 CON: 43 MEN: 25 DEX: 30 WIT: 11
Human Mystic: INT: 41 STR: 22 CON: 27 MEN: 39 DEX: 21 WIT: 20
Elf Fighter: INT: 23 STR: 36 CON: 36 MEN: 26 DEX: 35 WIT: 14
Elf Mystic: INT: 37 STR: 21 CON: 25 MEN: 40 DEX: 24 WIT: 23
Dark Elf Fighter: INT: 25 STR: 41 CON: 32 MEN: 26 DEX: 34 WIT: 12
Dark Elf Mystic: INT: 44 STR: 23 CON: 24 MEN: 37 DEX: 23 WIT: 19
Orc Fighter: INT: 18 STR: 40 CON: 47 MEN: 27 DEX: 26 WIT: 12
Orc Mystic: INT: 31 STR: 27 CON: 31 MEN: 42 DEX: 24 WIT: 15
Dwarf Fighter: INT: 20 STR: 39 CON: 45 MEN: 27 DEX: 29 WIT: 10
Kamael Female: INT 29 STR 41 CON 31 MEN 25 DEX 33 WIT 11
Kamael Male: INT 28 STR 39 CON 30 MEN 27 DEX 35 WIT 11
HABILIDADES BÁSICAS
Existem os atributos variáveis conhecidos como habilidades básicas. Estes, por sua vez, são modificáveis na alteração dos atributos (STR, DEX, CON, INT, WIT e MEN), com bônus de set armor, com uso de alguma arma, joias, poções e no recebimento de buffs ou de-buffs. As habilidades básicas são:
P. Atk. = Ataque Físico
M. Atk. = Ataque Mágico
P. Def. = Resistência a Ataques Físicos
M. Def. = Resistência a Ataques Mágicos
Accuracy = Acerto nos Ataques
Evasion = Evasão, Esquiva
Critical = Chance de Ataque Crítico
Speed = Velocidade de Movimentação
Atk. Spd. = Velocidade do Ataque
Casting Spd. = Velocidade do uso de Skills
DYES
Dyes são itens que servem como ingredientes para produzir os símbolos (conhecidos também como Tatoos). As Dyes têm + ou – valores para as habilidades básicas. Existem as Ordinary Dyes que podem ser usadas após a primeira transferência de classe, mas não após a segunda... e as Greater Dyes que podem ser usadas somente pelos personagens que já completaram a transferência da segunda classe.
SÍMBOLOS
Personagens do level 20 ou acima têm slots onde podem usar as Dyes na janela do inventario para desenhar um símbolo. Personagens que ainda não completaram a primeira transferência de classe, ainda não podem usar os símbolos.
Após completar a primeira transferência de classe, é possível desenhar dois símbolos. Após a segunda transferência de classe, é possível desenhar mais um, ou seja, três símbolos. Os símbolos feitos antes da segunda transferência de classe perdem seu efeito quando for completada a segunda transferência. A partir de então, ele só poderá utilizar as "Greater Dyes".
A quantidade que pode ser aumentada através dos símbolos para uma única habilidade básica não pode passar de +5. Por exemplo, se dois símbolos aumentam STR em +3 e +4 respectivamente, o total de STR aumentado não pode passar de +5. Para a redução de valores não há limite, mas não é possível reduzir o valor de uma habilidade a zero.
Fazendo os Símbolos
Se o personagem tem quantidade suficiente de Dyes e quer desenhar um símbolo, deverá falar com o NPC Symbol Maker. O Symbol Maker cobra uma taxa para desenhar os símbolos. São consumidas 10 Dyes do mesmo tipo na fabricação de cada símbolo.
Combinação dos Símbolos
Algumas classes não podem usar determinados tipos de símbolos. Veja abaixo quais as combinações usadas para quais classes:
STR, CON e DEX
Todas as classes.
INT e MEN
Nukers e Summoners:
Human: Human Wizard, Sorcerer, Necromancer, Warlock
Elf: Elven Wizard, Spellsinger, Elemental Summoner
Dark Elf: Dark Wizard, Spellhowler, Phantom Summoner
INT e WIT
Todas exceto Buffers e Healers:
Human: Human Wizard, Sorcerer, Necromancer, Warlock, Warrior, Human Knight, Paladin, Rogue, Gladiator, Warlord, Dark Avenger, Treasure Hunter, Hawkeye
Elf: Elven Wizard, Spellsinger, Elemental Summoner, Elven Knight, Temple Knight, Swordsinger, Plainswalker, Silver Ranger
Dark Elf: Dark Wizard, Spellhowler, Phantom Summoner, Palus Knight, Assassin, Shillien Knight, Bladedancer, Abyss Walker, Phantom Ranger
Orc: Orc Raider, Orc Monk, Destroyer, Tyrant
Dwarf: Scavenger, Artisan, Bounty Hunter, Warsmith
Kamael Male: Kamael Male Soldier, Berserker, Soulbreaker, Inspector
Kamael Female: Kamael Female Soldier, Trooper, Warder, Arbalester, Soulbreaker, Inspector
MEN e WIT
Nukers, Summoners, Buffers e Healers:
Human: Human Wizard, Sorcerer, Necromancer, Warlock, Cleric, Bishop, Prophet
Elf: Elven Wizard, Spellsinger, Elemental Summoner, Elven Oracle, Elven Elder
Dark Elf: Dark Wizard, Spellhowler, Phantom Summoner, Shillien Oracle, Shillien Elder
Orc: Orc Shaman, Overlord, Warcryer
TATOOS MAIS USADAS POR CLASSE
Antes que seja dito por outros, obviamente, não existe uma maneira correta ou definitiva para você colocar uma ou mais dyes em seu char. Existem players que jogam sem dyes, outros até trocam de dyes antes de uma siege. Outros optam por usar uma armadura que o char não pode usar para poder compensar a perda de pontos nos atributos. Depende do papel que você executará e seu estilo de jogo: se é mais agressivo, defensivo, agressivo-evasivo; depende do char, dos buffs utilizados e etc.
Determinadas combinações são melhores para determinadas classes. Veja abaixo as classes e as combinações mais usadas:
Abyss Walker: +3DEX -3CON, +2DEX -2STR e +4WIT -4INT ou +3DEX -3STR e +2DEX -2CON ou +5DEX -5CON
Bishop: +4DEX -4STR e +4CON -4STR ou +3WIT -3MEN, +2WIT -2MEN e +4CON -4STR
Bladedancer: +3DEX -3CON e +2STR -2CON
Bounty Hunter: +5STR -5CON
Dark Avenger: +4CON -4STR e +4DEX -4STR ou +5STR -5CON e +4WIT -4INT
Destroyer: +5STR -5CON ou +4STR -4CON e +4WIT -4INT ou +4STR -4CON e +5DEX -5CON ou +5STR -5CON e +4DEX -4CON
Elemental Summoner: +4CON -4STR, +4MEN -4INT e +1MEN -1WIT
Elven Elder: +3WIT -3MEN, +2WIT -2MEN e +4CON -4STR
Gladiator: +3DEX -3CON e +1STR -1CON ou +4STR -4CON, +4DEX -4CON e +4WIT -4INT
Hawkeye: +4STR -4CON, +4DEX -4CON e +4WIT -4INT
Necromancer: +4WIT -4MEN, +4INT -4MEN e +4CON -4STR
Overlord: +3CON -3STR, +2CON -2STR, e +4WIT -4MEN
Paladin: +4CON -4STR e +4DEX -4STR
Phanton Ranger: +4DEX -4STR e +1DEX -1CON
Phanton Summoner: +4CON -4STR, +4MEN -4INT e +1MEN -1WIT
Plainswalker: +3DEX -3STR, +2DEX -2CON e +4WIT -4INT
Prophet: +4WIT -4MEN e +4CON -4STR
Shillien Elder: +4INT -4MEN e +4CON -4STR ou +3WIT -3MEN, +2WIT -2MEN e +4CON -4STR ou +4CON -4STR, +4DEX -4STR e +4WIT -4MEN
Shillien Knight: +2DEX -2CON, +3DEX -3STR e +4WIT -4INT ou +3STR - 3DEX, +2STR -2DEX e +4WIT -4INT
Silver Ranger: +3DEX -3STR, +2DEX -2CON e +4WIT -4INT
Spellhowler: +3CON -3STR, +2CON -2STR e +4WIT -4MEN ou +4WIT -4MEN, +4INT -4MEN e +4CON -4STR
Spellsinger: +4WIT -4MEN, +4INT -4MEN e +4CON -4STR ou +5WIT -5MEN e +4INT -4MEN
Sorcerer: +4WIT -4MEN, +4INT -4MEN e +4CON -4STR
Swordsinger: +5STR -5CON e +4WIT -4INT ou +5STR -2DEX e +4WIT -4INT
Temple Knight: +4CON -4STR e +4CON -4DEX
Treasure Hunter: +4Dex -4CON ou +5DEX -5CON
Tyrant: +4STR -4CON e +4DEX -4CON
Warcryer: +3CON -3STR,+2CON -2STR e +4WIT -4MEN
Warlock: +4CON -4STR, +4MEN -4INT e +4WIT -4INT
Warlord: +4STR -4CON e +4DEX -4CON
Warsmith: +4CON -4DEX, +1CON -1DEX e e +4WIT -4INTObs.: Vale lembrar que se eu colocar a combinação +3STR - 3CON e +3STR -3DEX, na verdade terie só +5STR no lugar de +6STR, uma vez que o máximo que se pode adicionar a um atributo é +5. Agora, eu poderia ter +5STR -5CON e +5DEX -5CON, mesmo a CON ficando com -10, pois a única restrição para tirar de um atributo é não chegar a zero